Nos últimos anos, é notório o aumento da participação das mulheres no mercado de trabalho. Segundo dados do IBGE, a análise por grupos etários mostrou que, em 2011, cerca de 63,9% das mulheres ocupadas tinham entre 25 e 49 anos de idade.
- O crescimento do número de mulheres com carteira assinada somado ao aumento do poder aquisitivo das classes C e D provocou uma sofisticação no mercado de beleza e estética, no qual as ofertas de produtos foram ampliadas e a diferenciação dos produtos passou a ser elemento de valorização pelas consumidoras.
- Esta “nova” mulher que se insere no mercado e na sociedade de forma tão contundente é a locomotiva que está puxando o crescimento do mercado de beleza e estética e modificando os paradigmas e conceitos dos salões de beleza.
- Como as mulheres consumem produtos de beleza
- Segundo dados de uma pesquisa realizada pela empresa Sophia Mind, as mulheres estão passando por grandes mudanças comportamentais, culturais e sociais e precisam ser compreendidas profundamente para que se estabeleça com elas uma comunicação efetiva e conveniente.
- O objetivo da pesquisa foi avaliar a satisfação das mulheres com a aparência e entender como ocorre o consumo de produtos e tratamentos de beleza, incluindo os realizados nos salões de beleza, como manicure e depilação.
- Abaixo são apresentados os principais resultados da pesquisa:
- • 56% das mulheres estão insatisfeitas com sua aparência. O principal motivo é estar acima do peso ideal e o segundo é a insatisfação com o cabelo;
- • A opinião de outras pessoas é importante para se sentirem bem;
- • 79% das mulheres usam produtos de beleza. Entre eles, os mais usados são produtos para o cabelo, cremes hidratantes e maquiagens. O uso de alguns produtos varia de acordo com a idade. O aumento da renda familiar faz com que aumente o consumo de produtos em todas as categorias investigadas;
- • O gasto médio de R$ 97,00 mensais com serviços e tratamentos de beleza é maior do que o gasto médio de R$ 80,00 unicamente com a compra de produtos de beleza.
- • Quando perguntadas sobre quais itens sofreriam corte de gastos em uma situação de crise financeira, frequentar o salão de beleza seria o segundo item a ser cortado do orçamento das mulheres. A compra de produtos de beleza é um dos últimos itens indicados ao corte;
- • 83% das mulheres se dizem satisfeitas com os produtos de beleza que estão no mercado atualmente, porém apenas 6% não os trocariam por nenhum outro;
- • Amigas e profissionais da área de beleza são as principais fontes que apresentam novidades de produtos e, ao mesmo tempo, indicam o uso de produtos específicos.
- Fatores de influência e decisão de compra
- As mulheres modernas estão cada vez mais ocupadas, querem ser atendidas sem hora marcada e não se importam em pagar mais por um produto/serviço de qualidade. Valorizam inovações e novidades e estão antenadas e conectadas às tendências da moda, beleza e estética.
- Este comportamento de consumo do público feminino é um grande desafio para o negócio de salões de beleza. Os serviços de manicure são, por exemplo, os que geram maior fluxo de clientes na maioria dos salões de beleza, contudo as consumidoras possuem fidelidade à profissional que faz o serviço e não ao salão de beleza. Não é raro clientes optarem por outros salões, em alguns casos até mais distantes de seus locais de moradia ou trabalho, pelo simples fato de que a profissional que faz o serviço de manicure “migrou” para outro estabelecimento.
- Esta é uma característica típica dos serviços: a inseparabilidade.
- Segundo Philip Kotler, os serviços apresentam quatro características principais, que afetam enormemente a elaboração de programas de marketing: intangilidade, inseparabilidade, variabilidade e perecibilidade. Por inseparabilidade, entende-se a propriedade que os serviços possuem de serem produzidos e consumidos simultaneamente. A pessoa encarregada de prestar o serviço é parte dele. Como o cliente também está presente enquanto o serviço é executado, a interação prestador de serviço e cliente é uma característica especial do marketing de serviços.
- Tanto o prestador de serviços como o cliente afetam o resultado do serviço. O estado emocional do prestador do serviço poderá afetar a qualidade, fazendo com que o resultado seja diferente do padrão experimentado em outros momentos de consumo daquele serviço.
- Padronização de métodos de trabalho
- Alguns tipos de serviços, também comuns em salões de beleza que já optam pela diversificação, têm reduzido o caráter de inseparabilidade com a padronização de métodos de trabalho e adoção do sistema de franquias.
- O serviço de depilação é um exemplo. As redes de franquia desse tipo de serviço concorre diretamente com os salões de beleza, com a vantagem de proporcionar alguns atributos valorizados pela consumidora moderna: praticidade e agilidade.
- Garantidas as condições de higiene do processo e do ambiente e o uso de produtos de boa qualidade, os atributos mais valorizados pelas mulheres tendem a ser a disponibilidade e a localização para a realização do serviço de depilação. São exatamente esses atributos os que se destacam como diferenciais das redes de franquia de depilação que ganham espaço no mercado.
- Portanto, empresários e empresárias do negócio de salões de beleza devem estar atentos às novidades e tendências que surgem no mercado, bem como conhecer bem o perfil e a preferência de consumo de suas clientes. Você já fez uma pesquisa de perfil de consumo com sua cliente?
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- Edição: Fernanda Peregrino, da F&C Comunicação e Projetos.
- FONTE: http://www.sebraemercados.com.br/a-nova-consumidora-modifica-o-mercado-de-beleza-e-estetica/ Weniston Ricardo Abreu