Saiba os cuidados para retocar ou pintar o cabelo em casa!

Com os salões de beleza fechados, muita gente tem se arriscado a fazer tinturas. Veja quais precauções tomar:

“O processo de descoloração e de coloração com amônia danificam a proteína capilar e podem deixar o couro cabeludo mais sensível. O descolorante quando aplicado de maneira errada pode gerar sérios danos aos fios”, explica Kédima Nassif, dermatologista e tricologista.

 

A médica alerta que o cabelo perde proteínas, lipídeos e pode haver uma perda expressiva de massa capilar, uma vez que o pigmento está impregnado na proteína do fio e o processo de retirada é agressivo,

Para minimizar esse impacto negativo, o ideal é que o cabelo passe por uma preparação antes da descoloração ou tintura.

 

“A água oxigenada, em contato com as fibras capilares, realiza um processo chamado oxidação. Ela abre as cutículas do fio de cabelo, penetra chegando até a camada do pigmento, interage com ele e o oxida. O pigmento é responsável por deixar o cabelo escuro e, quando fica oxidado, o cabelo fica claro”, diz a médica.

 

Com relação à tintura, a primeira dica é fazer o teste de sensibilidade, aplicando uma pequena quantidade na parte interna do antebraço e aguardar 48 horas. “Se você não tiver irritação ou coceira, o produto está apto para o uso”, diz a tricologista.

Outra dica importante é verificar a quantidade de produto para saber se com uma caixa da coloração você conseguirá pintar o cabelo todo.

De acordo com a médica, uma opção menos agressiva é o uso de tonalizantes, que não contém amônia ou oxidantes na fórmula.

 

Fonte: R7 Beleza.

Gostou da dica? Compartilhe com os amigos!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *