PEGN (Jornal Pequenas Empresas Grandes Negócios): Empreendedor cria franquia de estética que só usa um equipamento

Com um investimento inicial de R$ 29 mil, franqueado leva centro estético portátil para onde quiser. 

  • Nascido no interior do Rio de Janeiro, em São João do Meriti, Luiz Eduardo Rego perdeu seu pai muito cedo, quando tinha apenas três anos. Aos 11 se mudou para a casa do tio em Nilópolis. Lá, começou a trabalhar em uma oficina mecânica durante a semana e, nas noites de sábado e domingo, ganhava alguns trocados vendendo espetinhos na porta de um pagode do centro da cidade.
  • Com apenas 14 anos de idade, o jovem já havia trocado os espetinhos pela água de coco e suas finanças só cresciam. Depois de algum tempo, decidiu utilizar o dinheiro para investir em sua educação e mudar completamente de ramo, procurando cursos de fisioterapia. “Sempre gostei de lidar e ajudar pessoas”, diz.
  • Anos depois, já formado e casado com a doutora – e ex-colega de classe – Jizely Félix, criou o Grupo Nyoá, uma rede especializada na prestação de serviços estéticos e cursos profissionalizantes.
  • “Minha esposa sempre trabalhou nesta área e, desde o início, ela me incentivou muito”, diz. A primeira unidade do instituto realizava atendimentos de estética e já ministrava cursos profissionalizantes. “Com o tempo a empresa cresceu, aumentou o número de filiais e até lançou uma linha própria de cosméticos”, afirma.
  • Mas, em 2014, mesmo depois de alcançar uma receita bruta de R$ 3,4 milhões, Rego sentiu que precisava de um diferencial. “Quando abrimos a quarta empresa, em Nilópolis mesmo, eu quis remodelar nosso negócio.” E foi no sistema de franquias que ele encontrou a oportunidade ideal para isso.
  • A franquia de um equipamento só
  • Preocupado com as consequências financeiras desta mudança, o fisioterapeuta optou por um investimento seguro, formalizando sua parceria com Alain Guetta, ex-presidente da Associação Brasileira de Franquias do Rio de Janeiro (ABF-RJ).
  • Para estruturar a nova fase da empresa, Rego e Guetta contrataram uma equipe de engenheiros para desenvolver um novo produto. Depois de oito meses de trabalho e mais de R$ 500 mil investidos, criaram a Nyoá Home SPA, um centro estético portátil, com funções de terapia corporal, facial e capilar. A tecnologia da maca permite que o equipamento seja montado em pouco tempo, aliando mais de 100 funções diferentes para o atendimento individual.
  • Por R$ 29 mil, o franqueado leva uma maca Nyoá Home SPA (Foto: Divulgação)
  • “Como o mercado está complicado, pensamos em microfranquias para o empresário montar sem grandes investimentos. É uma célula bem mais barata e prática. Os franqueados não precisam pensar em conta de luz, água e aluguel, por exemplo.” O investimento inicial para quem quiser a maca da Home Spa é de R$ 29 mil.
  • Ensinando a ganhar dinheiro
  • Para se tornar um franqueado, entretanto, é necessário fazer um treinamento dentro do Grupo Nyoá. “Quem se candidatar vai rever todos os processos de atendimento em nossos cursos profissionalizantes. Na nossa escola as pessoas aprendem a atender ganhando dinheiro. Elas ficam felizes e nós também”, diz.
  • Lançada em 2014, a Home SPA hoje conta com quatro franqueados e dois parceiros especiais – condomínios que adquiriram a maca da Nyoá para os seus moradores. No entanto a meta de 2015 é alta. Rego pretende fechar o ano de 2015 com 50 franquias. “Acredito que a particularidade do nosso equipamento vai gerar um crescimento fantástico para a nossa marca”, afirma.