JORNAL EXTRA: Confira dicas para comer chocolate sem culpa

Em toda Páscoa, você jura que vai ser forte e resistir à tentação do chocolate. Mas… Quando termina a Semana Santa, se dá conta de que os planos foram por água abaixo. E normalmente ainda tem mais ovinhos àespera para serem saboreados. Nesse período, o consumo da guloseima chega a aumentar 89% em relação à média diária, segundo o banco de dados do aplicativo de contagem de calorias MyFitnessPal. Para manter a forma e a consciência leve, não há necessidade de abrir mão do doce, mas usar a inteligência na hora de consumi-lo.

  • — O excesso traz problemas além de quilos extras, como o aumento da pressão arterial e do colesterol — diz Renata Ressureição, nutricionista do Instituto Nyoá.
  • Segundo ela, a escolha do tipo de chocolate é a primeira coisa que devemos observar:
  • — O ideal para o consumo é o meio amargo ou amargo. O chocolate branco é considerado o mais prejudicial, pois é obtido a partir de uma mistura de manteiga de cacau com outros ingredientes.
  • Para não exagerar:
  • 1. Quando ganhar os ovos de chocolate, quebre-os em pedaços menores, embale-os em papel-manteiga e guarde-os no armário ou no freezer.
  • 2. Sempre coma antes do chocolate pedaços de maçã, pera ou laranja. Essas frutas ajudam a diminuir a absorção da gordura pelo organismo.
  • 3. Não abuse do álcool, das frituras e dos salgados gordurosos no período da Semana Santa. Se você sabe que vai ser difícil maneirar no chocolate, corte os excessos das outras refeições.
  • 4. Evite comer o chocolate de estômago vazio, pois a absorção de açúcares e gordura é maior em jejum. O ideal é consumi-lo depois do almoço ou no lanche da tarde. À noite seu consumo traz mais prejuízo para seu peso.
  • 5. Intercale os dias. Não coma diariamente para o organismo não viciar.
  • 6. Durante esse período, aumente a ingestão de fibras e de água. Isso ajuda a evitar a absorção da gordura. As fibras servem como um “detergente” , limpando o organismo.